A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade a concessão da Medalha Tiradentes - maior homenagem pública da Casa - à professora Tatiana Sampaio, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. A docente lidera pesquisas com a polilaminina, substância desenvolvida em laboratório, a partir da laminina, produzida pelo corpo, que tem potencial de devolver movimentos de pessoas que sofreram lesões na coluna.
A proposta foi da deputada Dani Balbi (PCdoB). "O reconhecimento de uma pesquisadora que dedicou anos da sua vida a melhorar a vida das pessoas é importantíssimo: primeiro porque valoriza os pesquisadores de carreira que estão quase integralmente nas universidades públicas, construindo ciência básica", avalia a parlamentar. "Eu espero que o Estado do Rio de Janeiro abra os olhos para o que vem fazendo com suas políticas de desfinanciamento da ciência, da pesquisa e da inovação. Profissionais como a Tatiana mudam a vida das pessoas", afirmou @danieli.balbi .
A votação foi unânime. "A seriedade, estatura e relevância do trabalho da Tatiana não permitiriam que houvesse objeções. Ela está muito além do campo minado entre esquerda e direita. Todos os espectros políticos entendem a importância do trabalho dela, que é revolucionário para o Brasil", analisa a deputada.
A entrega da medalha ainda não tem data. Como 2026 é ano eleitoral, a cerimônia pode ocorrer até meados deste ano ou ser transferida para o início do ano que vem, quando tomar posse a nova legislatura da Casa.
📷 Andressa Guerra
